Transtorno de Personalidade

Padrões generalizados e persistentes de perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo ou comprometimento funcional.

O que é Transtorno de Personalidade?

Definição Geral da patologia

Transtornos de personalidade em geral são padrões de pensar, perceber, reagir e se relacionar diferentes dos que são conhecidos e esperados normalmente, que causam sofrimento significativo ou comprometimento funcional.

Os transtornos de personalidade variam significativamente em suas manifestações e as causas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que a combinação da herança genética e as condições do ambiente no qual a pessoa foi criada são grandes influências.

Muitos tornam-se menos graves com a idade, mas certos traços podem persistir com alguma intensidade após os sintomas agudos que levaram ao diagnóstico de um transtorno diminuírem.

Curiosidade

Cerca de 10% da população geral e até metade dos pacientes psiquiátricos em unidades hospitalares e ambulatoriais têm transtorno de personalidade. Esses transtornos, em geral, afetam igualmente homens e mulheres, embora alguns tipos do transtorno de personalidade afetem mais um sexo do que o outro.

10%

da população

Tipos de Transtorno de Personalidade

Conheça os tipos de Transtorno de Personalidade

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, quinta edição (DSM-5) lista 10 tipos distintos de transtornos de personalidade e divide os mesmos em três grupos, com base em características semelhantes.

Grupo A:
É caracterizado por parecer excêntrico. Ele inclui os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas:

  •    Paranoide: desconfiança e suspeita;
  •    Esquizoide: desinteresse em outras pessoas;
  •    Esquizotípico: ideias e comportamentos excêntricos.

Grupo B:
É caracterizado por parecer dramático, emocional ou errático. Ele inclui os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas:

  •    Antissocial: irresponsabilidade social, desrespeito por outros, falsidade e manipulação;
  •    Borderline: intolerância de estar sozinho e desregulação emocional;
  •    Histriônico: busca de atenção em excesso;
  •    Narcisista: autoestima desregulada e frágil subjacente e grandiosidade aparente.

Grupo C:
É caracterizado por parecer ansioso ou apreensivo. Ele inclui os seguintes transtornos de personalidade e suas características distintivas:

  •    Esquivo: evitar contato interpessoal por causa de sensibilidade à rejeição;
  •    Dependente: submissão e necessidade de ser cuidado;
  •    Obsessivo-compulsivo: perfeccionismo, rigidez, e obstinação.

Outros Artigos

Leia mais artigos e saiba mais sobre o Transtorno de Personalidade
Agosto. 16, 2019
Admin

Sinais e Sintomas

Os sinais do transtorno de personalidade são bem conhecidos e, geralmente, começam a aparecer na adolescência e no começo da vida adulta.

Agosto. 16, 2019
Admin

Diagnóstico

Depois que os médicos suspeitam de um transtorno de personalidade, eles avaliam as tendências cognitivas, afetivas, interpessoais e comportamentais.

Agosto. 16, 2019
Admin

Tratamento

O tratamento dos transtornos de personalidade consiste de psicoterapia, que inclui psicoterapia individual e terapia em grupo.