O padrão ouro para o tratamento de transtornos de personalidade é psicoterapia. Tanto psicoterapia individual como em grupo são eficazes para muitos desses transtornos se o paciente estiver buscando tratamento e estiver motivado para mudar.

Medicamentos não alteram traços de personalidade, mas podem ajudar a aliviar os sintomas de angústia, como depressão e ansiedade.

Os transtornos de personalidade podem ser particularmente difíceis de tratar, por isso, é importante escolher um terapeuta com experiência e sem preconceitos, que consiga entender a autoimagem, as áreas de sensibilidade e as maneiras que a pessoa costuma usar para lidar com problemas.

Ainda que os tratamentos variem de acordo com o tipo de transtorno de personalidade, os tratamentos geralmente buscam:

   Reduzir a angústia:

Facilita o tratamento do transtorno de personalidade. Inicialmente, o terapeuta ajuda a pessoa a identificar o que está causando a angústia e então, ele mostra maneiras de aliviá-la.

   Ajudar a pessoa a entender que os seus problemas são internos:

O médico tenta ajudar a pessoa a entender quando seu comportamento é indevido e tem consequências prejudiciais. E ao estabelecer uma relação médico-paciente cooperativa e com respeito mútuo, o médico consegue ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de si mesma e a reconhecer seu comportamento social indesejável e inadequado.

   Diminuir o comportamento mal adaptativo e socialmente indesejável:

Devem ser rapidamente tratados para minimizar os impactos negativos na vida profissional e nos relacionamentos pessoais. Às vezes, o médico precisa estabelecer limites de comportamento em seu consultório.

   Modificar os traços de personalidade que estão causando dificuldades:

Leva bastante tempo, normalmente mais de um ano. O principal fator para efetuar essa mudança é a psicoterapia individual.

A psicoterapia pode ajudar a pessoa a entender como o seu transtorno de personalidade está associado aos seus problemas atuais e também pode ajudar a pessoa a aprender maneiras novas e melhores de interagir e enfrentar.